https://www.transmundial.com.br/

Exibir no Blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

BUSH CONTINUA ARMANDO

Após encontro com Dalai Lama, Bush alerta para III Guerra Mundial
EUA - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, advertiu nesta quarta-feira à comunidade internacional que, para evitar uma III Guerra Mundial, é preciso evitar que o Irã "tenha acesso à tecnologia para fabricar armas nucleares". Em entrevista coletiva convocada esta mesma manhã, o líder também se opôs a uma incursão turca no norte do Iraque, algo que, na sua opinião, "não é do interesse de Ancara".
Além das questões domésticas, Bush falou ainda sobre outros assuntos, como a visita a Washington do Dalai Lama, a situação nos territórios palestinos e a possível operação militar da Turquia no Iraque. A este respeito, o presidente disse que Washington não acredita ser do interesse da Turquia enviar tropas ao Iraque.
As palavras do presidente americano coincidiram com a autorização do Parlamento turco ao Governo para o lançamento de operações militares contra as bases dos guerrilheiros do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque.
Em relação ao Dalai Lama e às críticas de Pequim à sua recepção em Washington, Bush pediu à China que se reúna com o líder tibetano. "Caso as autoridades se sentassem com ele, se dariam conta de que é um homem pacífico e de conciliação", acrescentou o presidente americano.

Nenhum comentário: