https://www.transmundial.com.br/

Exibir no Blog

sábado, 7 de agosto de 2010

CRIME


Iraniana pede socorro a Lula

Condenada à morte por apedrejamento apela para que presidente brasileiro não a esqueça e aceita asilo no Brasil

Teerã - A iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada a morrer por apedrejamento sob acusação de adultério em seu país, pediu, através dos filhos, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não a esqueça. Quarta-feira, após o governo iraniano rejeitar a oferta que Lula fez para o Brasil abrigar a iraniana, o presidente informou que não iria mais interceder publicamente no caso.

Sakineh teria dito ao filho mais velho, Sajjad, que aceita a oferta de asilo de Lula. Ela também pediu que o brasileiro faça pressão sobre o governo iraniano, do presidente Mahmoud Ahmadinejad, que considera o colega brasileiro um aliado. “Lula não deve me esquecer, deve falar com o regime islâmico”, afirmou a condenada, segundo a ativista do Comitê Internacional contra Apedrejamento, Mina Ahadi.

Segundo comunicado divulgado pela ativista, Sakineh quer viver no Brasil com os dois filhos. Ela tem medo, porém, de o Irã a executar mesmo antes da decisão final da Justiça, semana que vem. A iraniana também afirma que tem sofrido pressões na prisão por se comunicar com a mídia.

Sakineh, 43 anos e mãe de dois filhos, é acusada de se relacionar com dois homens depois da morte do marido e de assassinato. Ontem, o Irã afirmou que ainda não tomou decisão definitiva sobre o caso.

O governo brasileiro ofereceu asilo a Sakineh no sábado. “Quero fazer um apelo a meu amigo Ahmadinejad (presidente do Irã), ao líder supremo do Irã (Ali Khamenei) e ao governo do Irã para permitir que o Brasi possa receber a mulher", disse Lula na ocasião. O ministério iraniano das Relações Exteriores, porém, adiantou que recusa a oferta e que Lula deixou-se levar pela emoção e não tem conhecimento de causa.

Ontem, Ahmadinejad participou de uma cúpula com países que compartilham o idioma persa e não falou sobre o caso.

Se depender do Presidente Lula, a iraniana vai sangrar até a morte, pois ele está se lixando para o caso.

Já que não quer interferir nesse assunto, por que se mete em outros assuntos.

Nenhum comentário: