https://www.transmundial.com.br/

Exibir no Blog

terça-feira, 24 de março de 2009

CASAMENTO JUDAICO


Casamento Judaico.
Autor: Diretor do Cafetorah em 31/01/2009 - 08:19.
Judaísmo

Alianca de casamento

Hupá

Ketubá
A Cerimônica do casamento judaico é chamdo deHupá veKidusin חופה וקידושין
O termo Hupá veKidushin têm sua orígem na tradição judaica como os pasos que são feitos pelo homem e a mulher, de acordo com a tradição judaica para que sejam conhecidos como casados.
Existem trê formas de Kidushim(Santificação, Noivado) na tradição judaica:
1-Através de dinheiro(dote)2-Nota de noivado(santificação)3-Biah(não utilizado na atualidade), ou seja ato sexual praticado sob conhecimento de duas testemunhas de que ela, a mulher havia sido satificada para ele, o noivo. Através da Biah o noivo é punido com o castigo de varas segundo a lei judaica antiga.
Segundo estas tradições no caso do dote ou no caso da Biah, o homem deve deixar bem claro o objetivo do presente ou da Biah, no final deste processo a mulher é considerada esposa de um homem e não poderá mais se casar com outro.
Durante a cerimônia da Hupá veKidushim, hoje em dia é comum o ato ser selado com um anel de casamento e o homem declara:
"הרי את מקודשת לי בטבעת זו כדת משה וישראל" Eis que tu és separada para mim conforme a religião de Moisés e Israel.
E a seguir ele coloca a aliança no dedo da esposa.
É comum os homens dizerem ainda :
אִם אֶשְׁכָּחֵךְ יְרוּשָׁלָםִ - תִּשְׁכַּח יְמִינִיתִּדְבַּק לְשׁוֹנִי לְחִכִּיאִם לֹא אֶזְכְּרֵכִיאִם לֹא אַעֲלֶה אֶת יְרוּשָׁלִַם עַל רֹאשׁ שִׂמְחָתִי
תהלים קלז וSalmos 137:5 e 6
Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém,esqueça-se a minha destra da sua destreza.Apegue-se-me a língua ao céu da boca,se não me lembrar de ti,se eu não preferir Jerusalém à minha maior alegria.
Ao terminar de pronunciar estes versos o noivo quebra com o pé uma taça de cristal que foi cuidadosamente embalada normalmente com papel alumínio. A quebra desta taça em estilhaços simboliza a união indivisível promovida por Deus.
Hupá
A Hupá é o local, ou o manto sob o qual o casal faz o juramente de fidelidade. No passado, normalmente o Noivo estendia um grande Talit colorido e convidava sua noiva afim de realizarem a aliança.
Nos dias de hoje, porém é comum haver locais onde a Hupá é um local preparado com 4 colunas e sobre estas se estende um tecido bem grande onde os dois ficam posicionados, a família e o rabino ou rosh a kehila no caso de uma congregação messiânica, que dirigem a cerimônia ficam bem ao lado da Hupá.
Ketubá.
Ketubá é a certidão de casamento que em Israel somente pode ser emitida por um rabino ortodoxo sob a autoridade da Rabanut HaRashit, ou seja o Conselho Rabínico do Estado de Israel.
A Ketubá normalmente é um documento bem grande e bem colorido feito por um escriba ou por uma gráfica especializada, de qualquer forma somente podem adquirir a Ketubá quando ambos, o noivo e a noiva são reconhecidamente judeus pelos tribunais rabínicos em Israel ou pelas comunidades judaicas na diáspora.

Nenhum comentário: