https://www.transmundial.com.br/

Exibir no Blog

terça-feira, 4 de setembro de 2007

FAROFADA NA PRAIA


04/09: Polêmica na Praia de Botafogo
Postado por: gustavoalmeida 5 Comentários 9:22:24 AM


Moradores de Botafogo e Flamengo tiveram uma surpresa no fim de semana: a distribuição nos arredores do panfleto mostrado acima, convidando para a Maior Sessão de Descarrego do Mundo. Trata-se de um evento da Igreja Universal do Reino de Deus, que tem cada vez mais adeptos por todo o Brasil. O descarrego, que acontece na Enseada de Botafogo, começa às 21h da sexta-feira e vai até a manhã do dia seguinte. Pelo tamanho da igreja nos dias de hoje, não é difícil imaginar que pelo local se espalharão, desde a noite de sexta-feira até o sábado, uma quantidade de gente equivalente às cinco finais de campeonatos brasileiros disputadas (e vencidas) pelo Clube de Regatas do Flamengo.
Como aparte, devo avisar que comentários do tipo "o Flamengo é tetra porque o Sport é o campeão de 1987" serão deletados com base em parâmetro internacional, que recomenda o combate a toda forma de estupidez. Fecho o aparte.
Não cabe aqui questionar a intenção da IURD de transformar a boca banguela de Lévy-Strauss em um aterro sanitário de demônios, já que dezenas deles serão expulsos dos corpos dos fiéis e, não tendo para onde ir, vão vagar por aquelas paragens. Não recomendo o cooper no calçadão no dia seguinte, a não ser que você queira ser possuído. E vale lembrar: não adianta chamar padre, já que demônio da IURD só aceita ser expulso com quem tem o certificado da igreja.
Mas creio que é necessário questionar o poder público, principalmente o prefeito Cesar Maia e o 2º Batalhão de Polícia Militar. Saber o que está planejado para o trânsito, onde vão ficar os milhares de ônibus, onde vai urinar aquela multidão capaz de fazer corar o Cecil B. De Mille, onde vão se alimentar e em que tempo os dejetos serão recolhidos (desta vez, me refiro aos dejetos humanos, não aos demônios expulsos). Mormente questionar o poder público sobre a conveniência da Praia de Botafogo tomada por religiosos em feriado nacional (ou seja, de potencial turístico), ainda mais se levando em conta que a IURD tem um estádio maior que o Maracanã em Del Castilho.
A prefeitura tem critérios engraçados: reprimem um luau nas areias de Ipanema com 40 pessoas mas autorizam com tranqüilidade absoluta um megaevento de exorcismo em um dos principais cartões-postais da cidade, reunindo no mínimo 500 mil pessoas.
A Associação de Moradores de Botafogo, via Regina Chiaradia, entrou nesta segunda-feira com uma representação na Equipe de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio do Ministério Público estadual. O objetivo é conseguir uma liminar cancelando o evento.
Agora, é estranho o uso da palavra Descarrego, expressão típica do Candomblé, por uma religião que abomina os cultos afro. E estranho a doutrina do exorcismo, tão afeita ao longo dos anos à Igreja Católica. Mas, como eu disse, não cabe questionar a religião - nossa Constituição garante o direito a escolher a própria religião. Assim como o de escolher prefeitos, governadores e presidente.
Vamos escolher bem cada um deles - com base no dia-a-dia.
********************
Blog novo
Está tinindo o blog Santa Bárbara e Rebouças na versão blogspot, que abri semana passada. Vai lá no link, http://gustavodealmeida.blogspot.com. Tem enquete, vídeos, listas, e até anúncios - ajude um jornalista a reclamar da vida, clique no anúncio do Santa Bárbara e Rebouças versão Blogspot. Deus lhe dará em dobro!

Nenhum comentário: